Blog de Biologia e Geologia

"Para dar ordens à Natureza é preciso saber obedecer-lhe" - Francis Bacon

Conceitos: Androceu e gineceu

Published by Sérgio Costa under , , on 22:38

Androceu: o androceu é o conjunto dos órgãos reprodutores masculinos de uma flor. O androceu é constituído pelos estames, estames estes, que são constituídos pelo filete e pela antena.
É no androceu que se podem encontrar os grãos de pólen, que são os gâmetas masculinos da planta.

A palavra deriva da designação dada à parte da casa grega destinada exclusivamente aos homens. Do grego “andrós” (homem, elemento masculino)+ "oïcos"(casa).

Gineceu: o gineceu é o conjunto dos órgãos femininos de uma flor que intervêm na reprodução. O gineceu é constituído pelos estigmas, estiletes e ovários, que constituem o carpelo, e este encontra-se em quase todos os casos no centro da flor.

O gineceu é classificado como sincárpico se formado por um ou mais carpelos fundidos na base ou como apocárpico caso os carpelos apareçam distintos uns dos outros.

O nome gineceu provém da divisão existente nas casas da Antiga Grécia, que era destinada unicamente às mulheres. Do grego "gynaikeïon", «aposento das mulheres», pelo latim "Gynaecéu".






Leia Mais?

Questões sobre a reproduçao sexuada nas lesmas.

Published by Sérgio Costa under , , , , , , on 21:49

1º - Porque razão a conquista do ambiente terrestre pelos animais foi acompanhado por alterações na reprodução?
No ambiente aquático, os seres vivos apenas tinham que produzir os seus gâmetas e expelir estes para a água. A água levaria a que os gâmetas se encontrassem e por isso se desse a fecundação. No caso do ambiente terrestre isto já não era possível uma vez que não existia um meio líquido que permitisse a junção de ambos os gâmetas, visto isto, os organismos tiveram que se adaptar ao novo meio alterando por isso os seus mecanismos de reprodução para que estes fossem possíveis de realizar no ambiente terrestre.


2º - Classifica a reprodução evidenciada no filme.
A reprodução evidenciada no filme por nós visualizado é designada por reprodução sexuada, uma vez que se dá a fecundação (fusão dos gâmetas masculino e feminino),as lesmas são animais bissexuais uma vez que cada individuo possui os dois sexos (masculino e feminino) e hermafroditas insuficientes, sendo a fecundação interna uma vez que se dá no interior do organismo.

3º - Indica as estratégias comportamentais utilizadas pela lesma e que foram observadas no filme.
Neste filme pudemos observar alguns comportamentos das lesma na época de acasalamento tais como:
O facto de as lesmas libertarem um muco com odor diferente do usual de forma a que quando este for captado por outro individuo que também esteja disposto a procriar este o possa seguir e aumentando assim as probabilidades de dois indivíduos se encontrarem.
O facto de a lesma que segue o rasto de muco, quando encontra a lesma produtora do muco, ferrar nesta de forma a manifestar o seu interesse.
O facto de os indivíduos se encontrarem e existir um líder, que sobe para uma árvore sendo seguido pela outra lesma. Este comportamento dá-se para que os organismo estejam mais seguros, longe de potenciais predadores.



Leia Mais?

Porque é que certos diabéticos têm uma necessidade de água (sede) fora do normal?

Published by Sérgio Costa under , , , , on 00:02

Primeiro que tudo e antes que possamos responder a esta pergunta é necessária uma compreensão básica sobre a doença. A diabetes mellitus (a diabetes mellitus é normalmente designada apenas de diabetes, embora existam outros tipos de diabetes mais raros como a diabetes gestacional que não têm uma tão grande importância para este tema) é uma doença crónica que afecta cerca de 6% da população mundial. A incidência desta doença tem vindo a aumentar devido aos novos hábitos de vida (sedentarismo e má alimentação). A diabetes mellitus é fundamentalmente causada devido ao facto de as células (principalmente nas células musculares e adipócitos) não serem estimuladas pela insulina, isto pode acontecer por duas razões, sendo por isso esta doença subdividida em dois tipos:
- Diabetes mellitus de tipo I que consiste numa falta efectiva de insulina devido ao facto de o pâncreas não a produzir ou produzir em baixas quantidades (O pâncreas é o órgãos produtor da insulina. Esta é produzida em célula especificas, denominadas células Beta, sendo depois injectada na corrente sanguínea por exocitose).
- Diabetes mellitus tipo II, neste tipo de diabetes a produção de insulina é normal, o problema reside nos receptores de insulina das células, estes ou existem em baixas quantidades ou não funcionam correctamente e a insulina não consegue estimular as células.
Esta não estimulação das células tem consequências bastantes graves para o organismo, uma vez que é a estimulação das células por parte da insulina que permite a entrada da glicose para o meio interno destas (meio intracelular). O facto de não se dar a absorção de glicose tem como consequência um aumento na concentração de glicose no sangue (entre muitas outras que não são relevantes para a pergunta a que se pretende responder). A elevada concentração de glicose no sangue levará a que o sistema excretor expulse maiores quantidades de glicose (isto pode também levar ao emagrecimento da pessoa) tornando por isso a urina hipertónica e impossibilitando assim a reabsorção de água no tubo urinífero e levando a uma maior expulsão de água por parte do organismo. Também o facto de o sangue estar mais rico em glicose vai tornar este mais hipertónico levando a um aumento da quantidade de água neste, essa água será originária do meio intracelular. Sendo que expelida uma maior quantidade de água e estando uma maior quantidade desta retida no sangue dá-se um aumento da pressão osmótica no organismo que leva a uma maior necessidade de ingestão de água e por isso a uma maior sensação de sede. Esta sensação se sede ocorre principalmente nas fases iniciais da doença quando o doente não tem conhecimento desta, após o seu diagnóstico e controlo médico a sede excessiva deixa de se manifestar (ou pelo menos não o faz de forma tão intensa).

















Video elocidativo sobre o papel do pancreas nos diferentes tipos de diabetes:

Leia Mais?