Blog de Biologia e Geologia

"Para dar ordens à Natureza é preciso saber obedecer-lhe" - Francis Bacon

Definições

Published by Sérgio Costa under , , , on 21:17

Simbiose

A palavra simbiose deriva do grego e significa modo de vida em conjunto. A simbiose consiste numa relação entre dois seres vivos, de espécies diferentes, na qual ambos beneficiam dessa relação. Na simbiose, ao contrário do mutualismo, a separação dos indivíduos resultará na morte destes. A simbiose consiste numa relação entre dois seres vivos de tal forma próxima que por vezes é difícil de perceber se são dois indivíduos separados ou se se trata de um indivíduo apenas.
Um exemplo muito conhecido deste tipo de relação é a relação de simbiose existente entre algas e fungos, constituindo assim os líquenes. Existem também outros exemplos como no caso de alguns protozoários que vivem no tubo digestivo de alguns animais, nomeadamente os herbívoros, uma vez que estes animais não conseguem digerir a celulose, os protozoários existente no tubo digestivo digerem esta tornando por isso mais eficiente a digestão destes animais. Os protozoários têm assim uma fonte assegurada de alimento e abrigo.

Tipos de simbiose:

-Mutualismo: tipo de simbiose na qual os organismos cooperantes, ou simbiontes, obtêm um benefício mútuo.

-Parasitismo: tipo de simbiose em que um organismo satisfaz suas necessidades provocando danos ao outro.

-Comensalismo: tipo de simbiose que ocorre quando dois animais diferentes, não parasitas, dividem o alimento. Esta relação é inofensiva para ambos que, em muitos casos, obtêm vantagens mútuas.

Invaginação

A invaginação é uma penetração natural de uma formação de células num conjunto com cavidade ou depressão, no seio de outra zona celular do mesmo órgão, de uma forma mais simples, são curvaturas da membrana celular para o interior da célula.

Ser autogénico


Ser autogénico é um indivíduo que se forma e se desenvolve a partir dele mesmo, não havendo assim variabilidade genética.



1 comentários:

António Varela disse... @ 30 de março de 2009 às 12:01

Ver tipos de simbiose.
Ver o conceito geral de autogénico (sem o "ser").

Enviar um comentário