Published by Sérgio Costa under on 20:07
Utilização sustentável da escala de Mohs
Efectua-se o teste da risca do vidro com o material. Caso este risque o vidro e não seja riscado por ele sabe-se que a sai dureza é superior a 6. Caso o material e o vidro se risquem mutuamente, ou não se risquem mutuamente, então a dureza do material é de 6. Caso este não risque o vidro e seja riscado por ele a sua dureza será inferior a 6.
Caso a dureza do material seja inferior a 6 deve-se realizar o mesmo procedimento com o canivete, podendo-se tirar conclusões aproximadas das que foram tiradas com o vidro: se este for riscado pelo canivete a sua dureza estará compreendida ente 5 e 6. Se este não for riscado pelo canivete deduz-se que a sua dureza será inferior a 5.
De seguida utiliza-se o mesmo procedimento com a moeda de forma a determinar se a dureza do material é inferior a 3 ou se está entre 3 e 5. Caso se verifique que a dureza é inferior a 3 deve-se realizar um último teste com um material não pertencente à escala de Mohs: a unha, utiliza-se esta para determinar se a dureza do material está no intervalo de valores [2,3] ou se esta é inferior a 2.
Por fim e após se determinar o intervalo procede-se à utilização dos termos da escala de Mohs, começando por se usar o termo com maior dureza dentro do intervalo determinado. Caso o material seja riscado por este termo e não o risque a sua dureza será inferior à do termo da escala. Se estes se riscarem mutuamente, ou não se riscarem mutuamente, o material a ser estudado terá a mesma dureza do termo da escala de Mohs apresentado.
É importante que a escala de Mohs seja utilizada deste modo pois assim a escala poder-se-á preservar por muito mais tempo não se degradando com tanta rapidez. Caso não se usem estas regras a escala de Mohs rapidamente se encontrará desgastada (principalmente nos termos de menor dureza) o que levará a que se tenha que se adquirir uma nova o que leva não só a um maior gasto dos recursos económicos como também dos recursos ambientais.
0 comentários:
Enviar um comentário