Blog de Biologia e Geologia

"Para dar ordens à Natureza é preciso saber obedecer-lhe" - Francis Bacon

Published by Sérgio Costa under , , , , , , , , on 22:24

 

Lamarckismo

Darwinismo

Neodarwinismo

Ambiente

Funciona como um "motor" da evolução, a causa da evolução dos seres vivos é tornarem-se mais aptos ao ambiente.

Tal como no Lamarckismo, o ambiente é a causa da evolução, este condiciona a evolução, esta dá-se de forma diferente em locais com condições ambientais diferentes.

Tal como no Darwinismo, o Neodarwinismo afirma que o ambiente é a causa da evolução, esta dá-se para que os seres vivos se tornem mais aptos à sobrevivência num dado ambiente.

Variabilidade

Não existe variabilidade intra-específica.

Existe variabilidade intra-específica e esta tem uma importância muito grande nos mecanismos evolutivos.

Existe variabilidade intra-específica (variabilidade genética), ao contrário de Darwin, os Neodarwinistas têm conhecimento da existência de genes e de variabilidade genética.

Mecanismos de evolução

Vontade dos seres vivos em mudarem como forma de se adaptarem às condições do meio. O esforço continuo ( ao longo de várias gerações) por parte dos seres vivos para se adaptarem leva a que este adquiram novas características.

A evolução dá-se através da selecção natural, os animais mais aptos têm maiores probabilidades de sobrevivência e tornam-se por isso mais abundantes.

Tal como no Darwinismo, a evolução dá-se através de um mecanismo chamado selecção natural no qual os indivíduos melhor adaptados têm maiores probabilidades de sobreviver e prosperar.

Transmissão das características

Dá-se a transmissão das características adquiridas pelo organismo que se esforçou para as obter.

Dá-se a transferência das características que os progenitores já possuíam. No entanto, apenas os organismos mais aptos conseguem chegar à idade adulta e reproduzirem-se, por isso as características transmitidas às gerações seguintes são características de seres mais aptos ao ambiente, sendo que, por isso, as gerações sucessivas estão melhor adaptadas ao ambiente (reprodução diferencial).

Dá-se a transferência da informação genética dos progenitores. Apenas os seres mais aptos sobrevivem e chegam à idade adulta, por isso, apenas estes transmitiram a sua informação genética às gerações seguintes. Assim sendo, o genótipo das seguintes gerações conterá genes de características que proporcionam ao ser uma maior capacidade de sobrevivência no meio em que vive.

2 comentários:

António Varela disse... @ 30 de março de 2009 às 12:00

Muito bem. As referências?

Sérgio Costa disse... @ 2 de junho de 2009 às 21:42

Este trabalho foi realizado a partir de conhecimentos obtidos durante as aulas razão pela qual não temos locais de referência a citar.

Enviar um comentário